APOSTILA CONCURSO SEE/MG 2011 COMUM AO NÍVEL SUPERIOR
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APOSTILA CONCURSO SEE/MG 2011 COMUM AO NÍVEL SUPERIOR
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Apostila preparatória para o concurso da SEE/MG 2011 – Secretaria de Educação de Minas Gerais, cargos do Nível Superior. O material didático selecionado pela editora Tradição é o de conhecimentos básicos aos cargos de Nível Superior. A apostila não inclui matéria específica aos cargos. O material está baseado no contido no edital com anexos e apostilas relacionadas à “Língua Portuguesa e a matéria de Matemática”.
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CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS CARREIRAS DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, ANALISTA EDUCACIONAL, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSISTENTE TÉCNICO EDUCACIONAL E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG, a Secretaria de Estado de Educação – SEE e a Fundação Carlos Chagas – FCC tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas para a realização de Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos das carreiras de Professor de Educação Básica, Analista Educacional, Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico de Educação Básica do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação, observados os termos da Lei Estadual n.° 15.293, de 05 de agosto de 2004 (institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado); Lei Estadual n.° 18.975, de 29 de junho de 2010 (fixa o subsídio das carreiras do grupo de atividades de educação básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais); Decreto Estadual n.° 42.899, de 17 de setembro de 2002 (Regulamento Geral de Concursos Públicos do Poder Executivo); Decreto Estadual n°. 43.885, de 4 de outubro de 2004 (dispõe sobre código de conduta ética do servidor público e da Alta Administração Estadual); Lei Estadual n° 869, de 05 de julho de 1952 (Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais), as disposições constitucionais referentes ao assunto; a legislação complementar e demais normas contidas neste Edital.
DESCRIÇÃO DOS ASSUNTOS:
MATÉRIA DE PORTUGUÊS AO NÍVEL SUPERIOR SEE/MG-2011

I – Procedimentos de Leitura

Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global.

Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um autor e distinguir entre um fato e uma opinião.

II – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.

Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais.

Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade.

III – Relação entre textos

Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.

IV – Coerência e coesão no processamento do texto

Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.

Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes principais e secundárias em um texto.

V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.

Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos.

Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos.

VI – Variação linguística

Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATÉRIA DE MATEMÁTICA AO NÍVEL SUPERIOR SEE/MG-2011

I – Espaço e Forma

Localizar objetos em representações do espaço.

Identificar figuras geométricas e suas propriedades.

Reconhecer transformações no plano. Aplicar relações e propriedades.

II – Grandezas e Medidas.

Utilizar sistemas de medidas. Medir grandezas.

Estimar e comparar grandezas.

III – Números, Operações e Álgebra Conhecer e utilizar números.

Realizar e aplicar operações. Utilizar procedimentos algébricos.

IV – Tratamento da Informação

Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos.

Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

BRINDES:
1 – Apostila de português para concursos – edição 2011 .
2 – Apostila de leitura dinâmica.
3 – Apostila de dicas e técnicas para passar em concursos.
Em caso de dúvidas, fale conosco por nosso atendimento online – “Atendimento ao Cliente”